Translate

domingo, julho 18, 2010

Formação LA NIÑA 2010

6 de Jul de 2010 GENEBRA — O fenônemo climático La Niña está se formando no Oceano Pacífico, o que anuncia uma ativa temporada de furacões e, na Ásia, monções mais intensas que o normal, alertou nesta terça-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM). "Depois do rápido desaparecimento do fenômeno El Niño 2009/10 no início do mês de maio de 2010, prossegue a evolução para um episódio La Niña", indica a OMM. La Niña é um fenômeno inverso a El Niño, que se caracteriza por uma elevação das temperaturas na superfície do mar nos setores central e oriental do Pacífico. La Niña normalmente gera intensas chuvas na Indonésia, Malásia e Austrália, período de seca na América do Sul, tempestades no Atlântico tropical, ondas de frio na América do Norte e um tempo chuvoso no sudeste da África. "Apesar de parecer provável que as condições de La Niña continue se desenvolvendo nos próximos meses (...), é difícil saber quando acontecerá o fenômeno e qual será sua amplitude em 2010", indica este organismo da ONU. As variações de temperatura provocadas por El Niño ou La Niña estão estreitamente ligadas a importantes fluctuações do clima em todo o mundo. Quando aparecerem, estas anomalias poderão durar um ano inteiro e, inclusive, mais. Ao intenso período de El Niño de 1997/98 seguiu-se uma anomalia La Niña de grande duração, iniciada em meados de 1998 e que concluiu no início de 2001(do Jornal G1)
- O que temos na verdade: Nesse ano de 2010 tivemos temperaturas de INVERNO NO OUTONO. No início do inverno tivemos uma ligeira aquecida no tempo para depois as temperaturas despencarem até 7 graus negativos em algumas regiões do planalto serrano, enquanto no litoral os termômetros chegaram a marcar 5 graus. Acima temos uma hipótese de período de seca na América do Sul.
Algumas dicas do tempo são de fato corretas.
LUA NOVA dia 11/07/2010 - Trovejou, início de dias chuvosos. Dia 14/07 ABRIU O SOL por acidente, dia 15 as chuvas retornaram com mais força enquanto as temperaturas permaneciam abaixo dos 12 graus. Se a LUA avisa, então teremos SOL no dia 18/07/2010 aqui na região.

Nenhum comentário: