Translate

sábado, junho 24, 2006

Rio Itapocu - 24/06/2006



Se comparar com a foto de 18/06(post anterior, tirada no mesmo ponto), dá para perceber que o rio está mais raso.... e, infelizmente mais poluido. Conforme a previsão dos homens do tempo, teremos CHUVAS só a partir de setembro. Vamos ver como se comportam as indústrias poluidoras, agricultores e habitantes com relação a vida deste rio. Insisto em dizer: "Os rios deveriam ser fiscalizados pelas prefeituras, e mares pelos governos". Cabe a eles a conscientização dos moradores, majorando o custo da água nas torneiras. Quando o custo de alguma coisa é alto, nos questionamos o porquê! Tendo a resposta, quem sabe as pessoas se voltem para o bem comum que é a vida da natureza. Nada justifica o fato dos políticos não se preocuparem com a máxima da vida que é a ÁGUA! Por outro lado, parabéns a PMJS por se esforçar em manter a mata ciliar nas margens do Rio Itapocu. (by Mar)


domingo, junho 18, 2006

Rio Itapocu -Jaraguá do Sul SC


(foto de hoje 18/06/2006) - O SAMAE de Jaraguá do Sul está de parabéns pelo trabalho que vem desempenhando no sistema de esgoto da cidade. O rio aparentemente está voltando a transparência, quase inacreditável.. mas real! -Veremos na próxima cheia... se não vai haver ocorrência de "lama" de origem dos loteamentos ou erosões provocadas perto das margens dos rios. Entre as previsões de chuva que não vem, tenho acompanhado a transformação do clima e temperatura. O outono tem se mantido encoberto sujeito a chuva em vários momentos. Mas o que tivemos, foram pequenas ocorrências de chuva fraca. Não me recordo de tamanha façanha das núvens em reter água e depois sumir com ela no nada. Parecem... núvens de algodão com coloração cinza provocada pela poluição. Se continuar mais uns dias nesse rítmo teremos falta de água. Seria justo colocar um limite de consumo de água por pessoa em residências, e os m3 que ficassem além do limite deveria ser tarifado num preço bem majorado. Mesmo com a falta de chuvas e com os rios abaixo da medida normal, muita gente continua usando mangueiras para lavar calçadas. O desperdício é grande. Temos a mania de usar e abusar do presente ignorando o futuro. Pelas ocorrências de precipitação pluviométrica nos últimos dois anos.. se projetadas no futuro, a fartura de água vai se chamar.... saudade!
(by Mar)


domingo, junho 04, 2006

OUTONO DE 2006



Estranho outono! Diferente de todos que se foram. Outrora havia chuvas, hoje se formam núvens que querem chover.. mas não chovem mais. É como se elas fossem feitas de fumaça... ficam pairando e ao passar dos dias somem, voltando outras iguais. Há humanos que sempre lavam as calçadas com jato de água e continuam fazendo. É o mesmo que lavar a sujeira com ouro. Se ouro limpasse poderia ser usado para esses fins. Ouro não mantêm a vida, quem precisa disso? Ouro e pérolas são guardados a sete chaves e a água jogada fora e despresada nos rios poluidos do mundo. Deveria ser o inverso. Quem somos nós? Seres sem consciencia? Povo estranho habita a terra. Os animais valorizam mais a água porque sabem que sem ela não há vida. Por favor majestade Núvem... chova! -És máis sábia do que os que consomem a tua água. Ignore o pouco caso.. lave a terra. Antes água demais... do que de menos! .. faça a parte que os humanos deveriam estar fazendo:: não deixe os rios secarem... jamais! (by Mar)